Páginas

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Estudo 3 - Encontros com Jesus - Nicodemos

Estudo 3 - Encontros com Jesus - Nicodemos

Nicodemos era um líder religioso de seu povo, os judeus. Embora fosse religioso, experimentava uma sensação de vazio e de incerteza em seu coração. Certa noite, ele foi se encontrar com Jesus. Ele tinha uma pergunta e Jesus tinha a resposta.
Hoje, também temos muitas perguntas;  Jesus tem todas as respostas de que precisamos. Através deste estudo descobrimos qual foi a pergunta de Nicodemos e qual foi a resposta de Jesus.

Leia João 3.1-21

Responda:
1. Qual o nome do homem que procurou Jesus? (v.1)
2. Quem era Nicodemos? (v. 1, 10)
3. Quando Nicodemos foi procurar Jesus? (v. 2)
4. O que foi que Nicodemos disse acerca de Jesus? (v. 2)
5. Qual foi a afirmação que Jesus fez a Nicodemos? (v. 3)
6. Nicodemos estava entendendo o que Jesus estava dizendo? (v. 4, 9, 10)
7. O que Nicodemos estava pensando ser o novo nascimento? (v. 4)
8. Para que era necessário nascer de novo, segundo as palavras de Jesus? (v. 3)
9. Qual foi a condição que Jesus apresentou a Nicodemos para entrar no Reino de Deus? (v. 5)
10. Qual foi o fenômeno natural utilizado como exemplo por Jesus para explicar como ocorre o novo nascimento? (v. 8)
11. Do que Jesus falava e as pessoas não aceitavam? (v. 11, 12)
12. Segundo Jesus, quem subiu ao céu? (v. 13)
13. Quem desceu do céu para trazer salvação? (v. 13)
14. Jesus fez menção a um episódio bíblico, quando Moisés levantou em uma haste uma serpente de bronze no deserto. O que Jesus disse usando esse fato como comparação? (v. 14, 15)
15. Lendo o verso 18, responda: O que acontece com aquele que crê no Filho de Deus?
16. O que faz aquele que pratica o mal? (v. 20)
17. O que faz aquele que pratica a verdade? (v. 21)

Interpretação e Aplicação
1. Por que Nicodemos foi procurar Jesus durante a noite? (v. 2)
Reflexão: Há muita gente que quer procurar Jesus, mas tem algum receio. Não quer comprometer-se publicamente. Você teria coragem de manifestar publicamente seu desejo de encontrar-se com Jesus e conhecê-lo? O que levaria uma pessoa a ter vergonha de Jesus?
2. Quando Jesus falou sobre o novo nascimento, parece que estava respondendo a uma pergunta que não foi feita. Veja os versos 2 e 3. Qual seria a pergunta para a resposta que Jesus deu no verso 3? O que, em sua opinião, Jesus estava querendo dizer com a expressão “nascer de novo”? (v. 3). Veja os versos 5 e 6.
Reflexão: O novo nascimento é uma transformação profunda na vida de uma nova pessoa. Tão profunda que parece que a pessoa está começando uma nova vida. Não sabemos como acontece, mas sabemos que é feito pelo Espírito de Deus (v. 5), quando cremos em Jesus Cristo com Salvador e Senhor. E temos certeza que ocorreu pelos resultados concretos que essa mudança de vida produz (v. 8), da mesma maneira como não vemos o vento, mas vemos os seus efeitos. Você gostaria de experimentar também este novo nascimento?
3. Por que Jesus Cristo enfatizou a importância do novo nascimento? Veja os versos 3, 5 e 7.
Reflexão: Sem o novo nascimento, o homem não pode: a) Ver o Reino de Deus (v. 3); b) Entrar no Reino de Deus (v. 5); c) Viver uma nova vida (v. 6). Você acha que está pronto para estas coisas?
4. Por que Jesus veio ao mundo? (v. 14 a 17)
Reflexão: Jesus veio ao mundo para: a) Ser levantado numa cruz (v. 14); b) Para que todo aquele que nele crê tenha a vida eterna (v. 15, 16); c) Para salvar o mundo (v 17). Em que a vinda de Jesus é boa para mim e para você?
5. Quais são as atitudes que as pessoas podem ter com relação a Jesus? (v. 18-20). Quais são as conseqüências destas atitudes?
Reflexão: Aquele que crê não é julgado (v. 18). O que não creu já recebeu seu julgamento (v. 18). Os homens amam mais as trevas do que a luz, que é Cristo. Suas obras são só maldade (v. 19). Os homens podem ainda não gostar da luz e não vir para a luz, permanecendo, assim, nas trevas (v. 20). Qual é a sua atitude para com Jesus? Você crê nele? Você já é guiado pela luz de Jesus?

Conclusão
Nicodemos, através desse encontro com Jesus Cristo, descobriu:
1. A resposta para aquela pergunta que ele carregava no coração e não chegou a fazê-la com palavras sobre a eternidade, era a necessidade de um novo nascimento.  Ele descobriu que para entrar no reino de Deus devia deixar o Espírito Santo fazer uma transformação profunda em seu interior, fazendo dele uma nova pessoa.
2. Jesus Cristo veio ao mundo para ser levantado na cruz, a fim de que todo aquele que nele crê tenha a vida eterna; ele veio salvar o mundo dos seus pecados.
3. Jesus Cristo veio ao mundo para que os homens cressem nele. Ele veio para ser a luz que guia os homens nos caminhos de Deus, sendo assim o Salvador daqueles que nele confiam.
Se você quer nascer de novo, é necessário crer em Jesus Cristo. Isto resultará numa nova maneira de ser e agir, além da certeza de entrar no reino de Deus.


GLOSSÁRIO
Principais dos Judeus (v. 1): Os judeus tinham uma espécie de tribunal religioso chamado sinédrio. Dele faziam parte os sacerdotes, os fariseus e os saduceus. Os membros do sinédrio eram considerados os principais ou os líderes dos judeus.
Rabi (v. 2): O mesmo que mestre. Este título era concedido a pessoas de profundo saber que tinham discípulos ou alunos.
Sinais (v. 2): Os sinais eram os milagres e os ensinos de Jesus que davam prova de sua identidade como Filho de Deus.
Filho do Homem (v. 13): Este título vem do livro do profeta Daniel (Dn 7.13). Era a designação profética para o Messias, o Ungido de Deus, que usaria este título e teria no final domínio sobre toda a humanidade. Jesus o usava de maneira diferente: usava-o para designar sua identificação com o homem, seu sofrimento e morte.
Moisés (v. 14): Líder do povo de Israel que no passado o guiou pelo deserto por ocasião do êxodo do Egito.
Unigênito (v. 16): Termo que significa “o único da espécie”, ou seja, “ímpar”, “sem igual”. Não significa “único gerado”, como pensam alguns. Ao ser usado com relação a Cristo, mostra-nos seu caráter divino de filho de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário