Páginas

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

2ª Fase - Estudo 7 – Uma nova natureza


2ª Fase - Estudo 7 – Uma nova natureza

“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” 2 Coríntios 5. 17 (RC).
Quando uma pessoa nasce de novo, ela tem uma nova natureza. Há uma grande mudança em suas atitudes e ações. Essa transformação, que chamamos de nova vida ou nova natureza, nós adquirimos quando nos arrependemos e confessamos nossos pecados a Deus e depositamos nele a nossa fé. A nova vida foi um presente da parte de Deus para nós. Esse é o significado de termos nascido de novo.
Em Romanos 6. 23 (NTLH) lemos: “Pois o salário do pecado é a morte, mas o presente gratuito de Deus é a vida eterna, que temos em união com Cristo Jesus, o nosso Senhor.”

NESSA LIÇÃO ESTUDAREMOS ACERCA DA NOVA VIDA E DA NOSSA NOVA NATUREZA

A Bíblia descreve a velha natureza e a nova natureza. A velha natureza era nossa vida antes de nascermos de novo. A nova natureza é a nossa vida depois de termos nascido de novo.
Essas duas naturezas são encontradas em Gálatas 5. 16-26. Nesses versículos o apóstolo Paulo descreve os resultados das duas naturezas.

Leia Gálatas 5. 19-21.
Escreva alguns dos pecados que se encontram na velha natureza, segundo o texto.
Lembre-se: esta é uma descrição de uma natureza humana sem Jesus Cristo como Salvador e Senhor.


O FRUTO DA NOVA NATUREZA – Leia Gálatas 5. 22-26
Paulo descreve a nova natureza em Gálatas 5. 22-26. Leia esses versículos mais uma vez. Há nove características que se encontram na nova vida, que são produzidas pelo Espírito Santo vivendo em nós.
Em um papel, descreva essas nove características.

Veja o versículo 25 (RC): “Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”.
Isso quer dizer que se o Espírito Santo têm nos dado vida, Ele também deve controlar as nossas vidas. Leia 2 Coríntios 5. 17.
Para um estudo adicional acerca da nova e da velha vida, leia o que Paulo diz em Efésios 4. 22-24 e Colossenses 3. 05-17. Temos visto, segundo a Bíblia, que para o cristão a nova vida é algo normal. Também aprendemos que o verdadeiro cristão não pode continuar vivendo como vivia antes de nascer de novo. A nova vida substitui a velha vida. O cristão tem atitudes novas. O cristão tem atos novos, mas mesmo assim algumas vezes pecamos. Sentimos a tentação de pecar e nos perguntamos se continuamos a ser cristãos que nasceram de novo, se isso é normal, se não perdemos a salvação.
Para que saibamos como agir e entender melhor a nossa própria natureza, vamos estudar atentamente acerca da relação do cristão com a tentação e o pecado.


O CRISTÃO NASCIDO DE NOVO É LIVRE DA ESCRAVIDÃO DO PECADO 
O cristão recebeu uma nova natureza como um presente da parte de Deus. Em 1ª João 3. 09-10 percebe-se que não cometer pecado, não quer dizer que o cristão não possa pecar, todo cristão peca, a ênfase está em continuar, isto é, pecar continuamente. O cristão não será mais escravo do pecado, ele não terá o pecado na sua vida como um costume ou um hábito. A nova natureza trará frutos novos.
O novo cristão é livre da escravidão do pecado por que recebeu o Espírito, em 1ª João 4. 13 e 4. 01-02.
Quando recebemos o Espírito Santo? No mesmo momento em que recebemos Jesus Cristo pela fé, o Espírito santo vem morar em nossas vidas. Leia Atos 11. 17, o Espírito Santo vem a ser nosso acompanhante diário quando cremos e recebemos Cristo como Salvador e Senhor. Em Atos 10. 47 está claro que essas pessoas receberam o Espírito Santo quando creram, ainda antes de serem batizadas nas águas.
O pecado já não domina nossas vidas porque temos uma vida santa (separada) e temos um novo diretor em nossas vidas, o Espírito Santo de Deus. Então percebemos que nossas atitudes e atos mudam com o agir do Espírito Santo.
Então... Os que nasceram de novo pecam? Sim.
Um cristão nascido de novo continuará se alegrando da sua vida de pecado? Não.
Quando uma pessoa nasce de novo está consciente de seu pecado. Existe uma nova consciência sensível. O cristão fica perdido e condenado quando peca? Não.
Simplesmente não se sentirá feliz, então ele tem que confessar seus pecados a Deus, e uma pessoa que chega a ser filho de Deus e recebe a vida eterna, nada o separará de Deus. Romanos 8. 38-39.

QUE DEVE FAZER O CRENTE QUANDO PECA?
Em 1ª João 1. 08-09 e 2. 01-02, quando um cristão peca, ele deve confessar imediatamente esse pecado diretamente a Deus e pedir-lhe perdão, Deus, assim, perdoa o pecado, e o cristão é limpo desse pecado. Mas devemos lembrar que esses pecados são deslizes e não práticas deliberadas do pecado (1ª Jo 3. 09).

QUE ACHA DA TENTAÇÃO?
Em Mateus 4. 01; Hebreus 2. 18 e 4. 15, Cristo foi tentado, porém não pecou. Não é pecado ser tentado, permitir ou ceder à tentação é pecado. Leia o que Jesus disse em Marcos 14. 38.



REVISÃO E DISCUSSÃO

1. A Bíblia nos fala de duas naturezas. Uma é a velha e a outra é a _________________________.


2. Mencione algumas das coisas que se acham na velha natureza.


3. Descreva a nova natureza (Gálatas 5. 22-26)


4. Aprendemos nessa lição que o cristão é liberto da escravidão do pecado porque recebeu ______________ da parte de Deus e porque o ___________________ mora nele.


5. Quando o cristão recebe o Espírito Santo? (Atos 11. 17)


6. O verdadeiro cristão pode cometer pecado? Sim (  )   Não (  )


7. Segundo essa lição, o que deve fazer o cristão quando peca? (1ª João 1. 09)


8. O cristão nascido de novo terá em sua vida novas atitudes e novos atos. Falso (  )  Verdadeiro (  )


9. Como a sua vida tem mudado desde que você nasceu de novo?


10. É pecado ser tentado? Sim (  ) – Não (  ). De que maneira você é tentado?


11. Como pode uma pessoa vencer a tentação? (Marcos 14. 38)

Nenhum comentário:

Postar um comentário