Páginas

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Estudo 8 - Jesus deseja que você seja batizado


Estudo 8 - Jesus deseja que você seja batizado

Parece estranho que tão rapidamente estejamos falando sobre o Batismo, não é? Na verdade, a medida que você tem a convicção de que Jesus tornou-se seu Salvador e Senhor, já está pronto para viver este momento tão especial e significativo. Não é preciso se tornar um doutor em Bíblia e nem esperar muito tempo na convivência com os irmãos da igreja. Nos primeiros dias da igreja cristã, os homens e mulheres se batizavam no mesmo dia em que compreendia a mensagem do Evangelho - depois disto continuavam crescendo no conhecimento da Palavra de Deus (Atos 2.41-42).
Jesus deixou duas ordenanças para que cumpramos; o Batismo e a Ceia. Isto significa que o Batismo é uma ordem á você e á todos os que creem em Seu nome. É um ato que demonstra publicamente sua fidelidade a Cristo. Através do Batismo você se identifica com Jesus. Por isso, é a primeira atitude a ser tomada em obediência às ordens de Cristo.
O batismo é um símbolo da morte, o sepultamento e a ressurreição de Jesus. Portanto, simboliza o fim da vida dominada pela “carne” e o nascimento da vida nascida pelo “Espírito” (a sua nova vida em Cristo).
Jesus foi batizado por João Batista. Seus seguidores também foram batizados. No livro de Atos, cada pessoa que aceitava a Cristo como seu Salvador pessoal era batizada. Note que todos foram batizados por livre e pessoal escolha. Não encontramos em nenhuma parte da Bíblia qualquer sinal de batismo de crianças por decisão de seus pais ou por tradição familiar. Todos que se batizaram, o fizeram após terem plena consciência do significado deste ato.
Através dos tempos, muitos têm se batizado, cumprindo assim a ordenança e confessando sua fé em Cristo. Você deseja fazer o mesmo?


Exercícios

1. Quem batizou Jesus? (Mateus 3.13-17)

2. Onde Jesus foi batizado?

3. Como Deus mostrou sua aprovação ao batismo de Jesus?

4. O que qualifica alguém para o batismo? (Atos 2.41)

5. Quando as pessoas foram batizadas, de acordo com Atos 2.41?

6. Leia o texto da conversão do eunuco etíope em Atos 8.29-40. O que ele quis fazer imediatamente após reconhecer a Cristo como Salvador?

7. O carcereiro de Filipos e sua família foram salvos numa noite. Quando eles foram batizados? (Atos 16.25-40)

8. Em Mateus 28.19-20 Jesus ordena: “...Ide, ensinai a todas as nações”. Isto significa que devemos anunciar, falar de Jesus para que outros creiam e O reconheçam como Salvador.
Também nos é dito para_____________________aos que forem sendo salvos e ajudá-los a________________________.



Nenhum comentário:

Postar um comentário